sexta-feira, 27 de junho de 2008

Shalom achim (irmãos)!

Ficamos hospedados nesta semana na cidade de Nazaré. Nazaré é um claro exemplo que a convivência entre árabes e judeus é possível e ambos convivem pacificamente nesta pequena cidade da Galiléia. Nazaré está situada no vale de Jerzeel (ou Meguido), um grande vale de 40Km de extensão ao noroeste de Israel. Segundo as profecias de Apocalipse, as nações se congregarão neste mesmo vale levantando-se contra Israel. Aqui o Messias regressa ao toque do Shofar, acompanhado por grande terremoto. Estar neste vale realmente é algo muito especial, pois a grande vitória dos santos se dará exatamente aqui. Muitos lêem Apocalipse como um livro simbólico apenas, mas ao vermos este maravilhoso vale temos a sensação que muitas profecias escatológicas são literais e acontecerão em locais como este, existentes até os dias de hoje.

Visitamos também o sítio arqueológico de Meguido, um dos mais importantes de Israel. Lá percorremos os túneis escavados na rocha calcária há mais de 3000 anos. Subimos ao monte Carmelo e visitamos o provável local do desafio de Elias contra os profetas de Baal. Neste lugar, avistando ao fundo o vale do Armagedom, oramos e clamamos ao Eterno para que o povo judeu retorne à Torá e aos preceitos do Senhor, pois este é o primeiro passo para a grande revelação de Yeshua como Messias de seu povo.

No caminho a Tel-Aviv passamos por Cesaréia Marítima, um grande centro portuário romano já nos dias antigos. Aqui ainda podemos ver os famosos aquedutos construídos pelos romanos, bem como o magnífico palácio de Herodes, descoberto há pouco mais de 10 anos. Já em Tel-Aviv, vimos o contraste de uma moderna cidade de 1,5 milhões de habitantes que surgiu aos arredores da antiga Jope (Iafo), cidade portuária dos dias bíblicos. A beleza do Mar Mediterrâneo é impressionante, e andando pelas antigas vielas de Jafa podemos ter uma idéia de como era esta importante cidade nos dias bíblicos.
A todos meu caloroso Shabat Shalom da Cidade da Paz! Brachôt,
MZandona


Tel-Aviv/Jafa

Haifa (jardins do Templo Bahai à esq.)

Vale de Meguido (Armagedom ou Jezreel)

Visita do grupo à Grande Sinagoga de Jerusalém