terça-feira, 23 de junho de 2009

Estamos na Finlândia aproveitando o calor do sol num típico verão finlandês e a calorosa hospitalidade de nossos irmãos e irmãs. É sempre um refrigério visitar a Finlândia e compartilhar a comunhão com nossos irmãos e irmãs. Nós tivemos um ótimo seminário sobre o profeta Elias e a relevância de sua mensagem para nossas vidas e para o mundo de hoje. Temos aqui neste país um grupo muito especial e dedicado de jovens, mas este ano apenas alguns puderam comparecer ao seminário, pois muito deles estão cursando a faculdade e este é o período de provas finais nas universidades. A população mais idosa de irmãos e irmãs também é muito dedicada e estão sempre desejando aprender mais da Palavra de Deus. Para mim como professor é um prazer ensinar pessoas que anseiam em aprender. Esta semana estaremos viajando e ensinando em vários lugares da Finlândia e no próximo fim de semana teremos um seminário na Rádio Cristã Finlandesa. É muito fácil estar ocupado na Finlândia, mas nossos queridos irmãos que tem cuidado de nós sempre separam um ou dias para descansarmos e somos gratos a Deus por isso.

Elias é uma personalidade muito enigmática. Ele aparece em cena do nada e chega com a seguinte declaração: “Vive o SENHOR Deus de Israel, perante cuja face estou, que nestes anos nem orvalho nem chuva haverá, senão segundo a minha palavra.” Será que você pode imaginar algum pregador hoje chegar diante do presidente dos Estados Unidos e fazer tal declaração? Eu acredito que ele seria imediatamente internado no hospital psiquiátrico mais próximo. No entanto, Elias fez tal declaração e nada lhe aconteceu. Ele teve que fugir para a Transjordânia, para o ribeiro de Querite e de lá para Sidom, onde morou por três anos com uma viúva gentia na cidade de Sarepta, até que ele estivesse pronto para retornar pela Palavra do Senhor e restaurar a chuva à terra de Israel. Aqui estão alguns pontos que devemos nos lembrar da história de Elias:

1. Só porque você fez aquilo que Deus lhe disse para fazer isso não significa que você será recompensado instantaneamente com um carro novo ou com um Rolex de ouro. Fazer a vontade de Deus e pregar a Sua Palavra às vezes pode te colocar em apuros com os “poderosos” desta terra. Cada profeta de Deus teve que pagar um preço por falar a Palavra de Deus e eu não vejo nenhuma razão para que as coisas hoje tenham que ser diferentes. Nós não devemos nos esquecer que sempre há uma recompensa por fazermos a vontade de Deus, mas esta recompensa nem sempre é instantânea e nem sempre é terrena.
2. Só porque alguém é ultrajante, isso não significa que ele não está falando a Palavra da Verdade de Deus. Nós damos muita importância à “forma” e nos esquecemos de prestar atenção ao “conteúdo” daquilo que ouvimos do púlpito. Às vezes temos que olhar além do instrumento que Deus usa e focarmos nossa atenção no trabalho que Ele está fazendo através desse instrumento.
3. A prova da Verdade de Deus está nos resultados e no que realmente acontece e não no que é anunciado a partir do púlpito ou a partir dos canais de televisão. Elias fez o que ele disse que iria fazer e o fez com o poder de Deus.
4. Podemos sempre encontrar algo para criticar os homens de Deus e na verdade é o que fazemos! Você pode imaginar o que as pessoas das "igrejas" de Israel poderiam ter falado contra Elias para tentar desacreditar ele e sua mensagem? Elas poderiam ter dito: “Que tipo de homem de Deus é Elias – ele está morando com uma viúva gentia e com seu filho, sem ser casado com ela! Elias não trabalha por três anos e permite que uma viúva gentia já de idade o sustente!”. Claro que ele fala que Deus está provendo o alimento para eles por um milagre, mas quem sabe que tipo de segredo empresarial Elias e essa viúva tem para prover tal abundância em tempos tão difíceis? Não deixe que a fofoca e o pensamento mal embacem sua habilidade de ver e avaliar a Obra de Deus. Plantar dúvidas acerca da Obra de Deus na mente das pessoas é trabalho do diabo e não de Deus. Quanto a este ponto, tenho que confessar que eu preciso me arrepender.

Bom, vamos orar uns pelos outros para que sejamos mais abertos para ouvir e ver a Obra de Deus em nossos dias e para termos coragem para falar a verdade em amor mesmo debaixo das mais ultrajantes circunstâncias, como o profeta Elias e João Batista fizeram em seus dias.

Existe um verdadeiro progresso em nosso programa para Portugal e nós precisamos de suas orações e bênçãos para que isso se torne uma realidade. Existem milhões de judeus que foram forçados a se converterem ao Catolicismo durante os anos da Inquisição Portuguesa e Espanhola. Eles mantiveram sua identidade judaica em segredo e muitos deles também crêem que Yeshua é o Messias. Nós temos que recuperar e restaurar essas pessoas de volta ao aprisco de Israel por vontade própria e não por força, como a Igreja Católica fez no passado. Nós temos várias personalidades importantes de renome internacional que abraçaram essa causa e estão dispostos a oferecer ajuda e participar deste projeto. É algo grande e muito importante tanto para o corpo de Cristo quanto para Israel. Nós precisamos da sua ajuda para elevar essa causa perante o Senhor e pedir por Sua direção e provisão, para que seja possível levantarmos essa bandeira para glória e honra do Senhor Deus do Universo.

No prédio do Netivyah em Jerusalém, nós tivemos que fazer alguns reparos e manutenções urgentes no último mês e meio. Esperamos que não haja mais reparos para fazer! Nós tivemos que gastar quase 40 mil dólares com essa reforma! Então, você pode imaginar nossa condição financeira agora! Esses trabalhos de reforma tiveram que ser feitos por causa da segurança do prédio, e não tivemos escolha. Ainda estamos aguardando pelo veredicto do juiz quanto ao projeto de expansão. Por favor, orem para que o juiz dê um veredicto justo, de acordo com as leis do Estado de Israel e com os valores de um Estado democrático. Nós vivemos pelos valores da Palavra de Deus, mas para os nossos países, o melhor que podemos esperar é que eles vivam de acordo com seus valores democráticos e dos padrões de justiça. Eu realmente acredito que esse juiz vai dar um veredicto justo e virtuoso. Por favor, orem por nós!

Orem também pela Congregação Roeh Israel em Jerusalém. Nós estamos passando por algumas dificuldades e por um lado isso é bom, porque nos fará bem resolvermos essas dificuldades e permitirmos que o Senhor nos ensine e talvez nos pode, para que tenhamos mais energia para crescermos. Nós precisamos de suas orações para que a paz e o direcionamento de Deus nos guiem para o crescimento.

Por favor, orem por nossos irmãos e irmãs na Finlândia! Muitos irmãos estão envelhecendo e a nova geração precisa assumir a tarefa de liderança. Eu creio que Deus irá levantar uma liderança jovem e dará o direcionamento do Espírito Santo.

Nossos irmãos e irmãs no Brasil também precisam de uma dispensação especial e da proteção de Deus. Eu oro para que o Senhor abençoe toda a liderança das congregações e venha prover para eles saúde, força e os meios financeiros para que eles liderem e realizem o que for necessário em seus ministérios. Os desafios estão por todos os lados e com as mudanças no mundo é necessária uma dispensação especial da graça e da provisão de Deus para todos os Seus Discípulos.

Por favor, continuem orando pelos doentes em Israel, nos Estados Unidos, no Brasil e na Finlândia. Nós temos os que sofrem de doenças crônicas que precisam do toque de cura da mão do Senhor: Sara e Zvi, Ahuva, Lea, Ilana, Sarit, Bat-Sheva, David, Marcia, Aggi e Miriam. Orem também por Ruby, Sharon e Liz, nos Estados Unidos. No Brasil, continuamos a orar por um querido jovem, o Paulo. Ele está numa batalha espiritual que tem algumas sérias ramificações físicas e precisamos mencionar seu nome perante o Senhor sempre que oramos pelos enfermos. Deus é capaz de curar, restaurar e renovar nossas forças e nossa saúde! Nós podemos clamar pelo Seu nome e Yeshua responderá nossas orações em seu tempo, pela sua graça e misericórdia.

Por favor, continuem a nos ajudar a fazer a Obra do Senhor em Israel, na Finlândia, no Brasil e em outros lugares onde o Senhor nos chamou para servirmos. Orem por minha saúde e para que Deus me dê cura, força e sabedoria para realizar um bom trabalho e para perseverar neste chamado que Ele me deu para a salvação de Israel!

Obrigado a todos,

Joseph Shulam