quinta-feira, 6 de outubro de 2016

Lista de Oração de Jerusalém - 30 de setembro de 2016


            Foi uma longa viagem até o extremo Oriente. Vinte e sete dias na estrada. Dois jovens admiráveis da nossa congregação em Jerusalém me acompanharam nessa viagem. Foi na verdade a primeira vez que levei esses dois jovens comigo em uma viagem como essa. Começamos em Seul, Coréia, depois Hong Kong, Beijing, China e Japão. No Japão tivemos seminários em Tóquio, Nagoya, Kioto e Osaka. É tão bom estar de volta em casa. Eu estou muito feliz por estar de volta e chorei junto com a nação de Israel pela morte do nosso presidente Shimon Peres, que morreu aos seus 93 anos e deixou um legado de esperança e otimismo por um futuro melhor para Israel e para o Oriente Médio, mas não apenas para essa parte do mundo, mas para um futuro melhor e otimista para toda a humanidade. Eu fiquei feliz porque vários líderes mundiais vieram a Jerusalém especialmente para honrar e acompanhar o presidente Shimon Peres ao seu lugar de descanso final, no cemitério nacional no Monte Herzl. É tão interessante ver como uma pessoa que na maior parte de sua vida foi considerada como um sonhador, ingênuo, alguém que não consegue ver a realidade e as pessoas à sua volta, porque está sempre com seus olhos fixados nas estrelas.
              Ore por Israel e pelo Oriente Médio – ore para que nossos sonhos estejam sempre baseados nas promessas e princípios da Palavra de Deus e especialmente nos ensinos de Yeshua. Israel precisa de pessoas que sonham com um futuro melhor, pessoas que constantemente buscam a paz.
              A Parashá lida nas Sinagogas do mundo neste Shabat é Nitzavim,  Deuteronômio 29:9-30:20. À medida que nos aproximamos do fim da leitura do livro de Deuteronômio sabemos que logo a Festa das Trombetas (Rosh Ha Shaná) será celebrada e dez dias depois Yom Ha Kippurim (Dia da Expiação) e quatro dias depois a Festa de Sukot (Tabernáculos).
              Deuteronômio 30:11-14 “Porque este mandamento, que hoje te ordeno, não te é encoberto, e tampouco está longe de ti.Não está nos céus, para dizeres: Quem subirá por nós aos céus, que no-lo traga, e no-lo faça ouvir, para que o cumpramos?Nem tampouco está além do mar, para dizeres: Quem passará por nós além do mar, para que no-lo traga, e no-lo faça ouvir, para que o cumpramos?Porque esta palavra está mui perto de ti, na tua boca, e no teu coração, para a cumprires.”
              O direito ou a responsabilidade de fazer uma escolha na vida é um dos privilégios mais importantes que Deus deu ao homem. O fracasso do homem está em sua recusa em fazer escolhas. É a graça de Deus, o Criador do Mundo, que nos deu a liberdade de fazer escolhas. Esse direito que Deus deu ao homem de escolher mostra a segurança e confiança de Deus na habilidade, inteligência e sabedoria do homem em fazer as escolhas certas. Escolher a vida deveria ser algo tão natural e lógico, mas olhamos para o nosso mundo e vemos tantas pessoas, nações e grupos religiosos escolhendo morte, violência e miséria diariamente.               A Palavra de Deus diz: “Não é no céu.” Isso significa que não é impossível, não é difícil fazer uma boa escolha e escolher a vida. Escolher a vida significa escolher hoje, agora, fazer a vontade de Deus, guardar Seus mandamentos, amar a Deus e por causa desse amor a Deus é natural amar o nosso próximo também.
              Escolher a vida – é tão lógico e simples. Não é apenas escolher a nossa vida, mas a vida dos nossos filhos, dos nossos compatriotas e até a vida dos nossos inimigos. É a escolha de tirar o sofrimento daqueles que sofrem, a fome dos famintos e de ter longanimidade com aqueles que escolhem a morte e a miséria.
              Ore por você e por nós, queridos irmãos e irmãs. Ore por seu país e pela sua igreja e peça ao Espírito Santo para nos ajudar a fazer a escolha certa e a escolher a vida. Escolha a vida com todas as implicações dessa escolha e se alegre em desfrutar a alegria da vida e da obediência ao Deus de Israel e aos comandos que Ele ordenou a toda humanidade.
              Há apenas uma hora, mais de 70 líderes mundiais estavam aqui em Jerusalém para o enterro do presidente Shimon Peres. O presidente dos Estados Unidos, o príncipe Charles, o rei da Espanha, vários presidentes de países africanos, o primeiro ministro da Inglaterra e do Canadá – grandes delegações de todo o mundo – todos eles vieram honrar um judeu que na maior parte da sua vida foi considerado um perdedor, um sonhador, um ingênuo. Sim, mas Shimon Peres foi uma pessoa que sempre escolheu a vida, vida para Israel, mas também vida para nossos vizinhos árabes. Até o senhor Mahmud Abbas, o presidente da Autoridade Palestina, veio a Jerusalém para participar do funeral do presidente Shimon Peres. Escolher a vida é também escolher a paz e a humildade, e acima de tudo, se manter otimista e esperançoso, porque existe um Deus que ama o mundo e ama o bem, o mal e até o feio. Somos todos Seus filhos e temos todos o mesmo privilégio básico de fazer escolhas – escolha a vida!
              Eu gostaria de pedir oração por alguns amigos que precisam de uma bênção nos seus trabalhos: por Chung e pela irmã Lee.  Ore pelo irmão Goh e sua família e pela irmã Christy, irmã Laurel e pelo irmão Michael Kenzevic.
              Por favor, não se esqueça de orar por cura e força para nosso irmão Tom de Murfreesboro, Tenesse e também nessa mesma cidade ore pelos irmãos Bobby, Emet, Joe e Gloria D. Esses são irmãos e amigos preciosos que estão lutando contra sérios problemas de saúde. Eu estou acrescentando uma criança de quatro anos que está lutando contra a leucemia, o nome dela é Hayden.
              Continuamos a orar por Gary, em Jerusalém, pelo Aharon (filho da Nancy e do Don)  que ainda está batalhando contra um tumor no cérebro. Por favor, mantenha-o em suas orações. Ore também por sua família! Yuri Marianenko está lutando contra um câncer de próstata. Nossos maravilhosos irmãos e irmãs mais velhos precisam das nossas orações: Ahuvah Ben Meir, David Stern, Marcia Shulam, Sarit, Miriam, Ilana e Leah.
              Por favor, ore também pela cura da minha família: Danah Shulam  minha filha, Noam minha neta, pelo meu filho Barry e minha esposa Marcia. Nós oramos também pelos nossos queridos irmãos e irmãs Ruby, Clara, Paulo, Naomi, Tim Tucker, Anna, Anne-Mirijami, Satu-Maria, Anna-majia, Sinni Tuuli, Erki e Sirpa, Evelina, Eva H., Liz na Geórgia, e os pais da Marcia, Horace e June.
              Nós colocamos especialmente perante o Trono da Graça os pais do Marcelo em Belo Horizonte.
              Nós oramos pelos seguintes irmãos e irmãs: Pastor Curita em Tóquio, Toru San, e o marido de Yumi, Sadako San, Shoko San, Takeo Sensei e Tomoko San, todos no Japão.
              Deus abençoe a todos vocês que abençoam e oram por Jerusalém e Israel. Deus abençoe a todos que oram pelo Netyviah e por nossos irmãos e irmãs em Israel.


              Joseph Shulam