quinta-feira, 8 de dezembro de 2016

Lista de oração de Jerusalém – 07 de dezembro de 2016


              Hoje é dia 7 de dezembro de 2016, 07:55 da manhã. Os “Zeros” japoneses atacaram o Pearl Harbor, em Honolulu, Havaí. O presidente americano Franklin D. Roosevelt declarou aquele dia “um dia que viverá na infâmia”. Muitos dos jovens americanos estão mais interessados neste dia em arrumar suas árvores de Natal e decorar suas casas e fazer compras. Eu também estou surpreso com o envolvimento das igrejas na celebração do Natal e quantos judeus têm arbustos de Hanuká (árvores de Natal convertidas) em suas casas. Eu não direi nada, nem julgarei ninguém sobre a celebração de Natal ou Hanuká com árvores decoradas. A única coisa que eu quero dizer é mostrar o que disse Jeremias sobre a prática de cortar árvores e decorá-las com ouro e prata (eles não tinham luzes de led naquela época, senão Jeremias teria mencionado isso também). Veja o que o profeta Jeremias, que viveu no século VIII a.C., disse ao povo de Israel. Note que isso não estava acontecendo em culturas vizinhas, mas estava acontecendo em Israel. “Ouçam o que o Senhor diz a vocês, ó comunidade de Israel! Assim diz o Senhor: Não aprendam as práticas das nações nem se assustem com os sinais no céu, embora as nações se assustem com eles. Os costumes religiosos das nações são inúteis: corta-se uma árvore da floresta, um artesão a modela com seu formão; enfeitam-na com prata e ouro, prendendo tudo com martelo e pregos para que não balance.” (Jeremias 10:1-4). Eu suponho que alguns vão considerar a profecia de Jeremias como não sendo relevante para os cristãos devido ao espírito de boa vontade que prevalece nessa época do ano. Como discípulos de Yeshua devemos ter o espírito de boa vontade todos os dias do ano e muitos precisam do calor e da bondade da Torá e dos profetas e é claro do Príncipe da Vida, caridade, fé e esperança – Yeshua, nosso Messias.
              Agora sobre a Parashá deste próximo Shabat. A leitura da Torá neste Shabat é Va Ietsê – Gênesis 28:1-31:3. A leitura começa com Jacó fugindo para o norte, para a casa de seu tio Labão, pois sua mãe Rebeca o alertou que seu irmão Esaú queria matá-lo, após a morte de seu pai Isaque. Na fuga, sozinho, Jacó chega a Betel (que antes se chamava “Luz”) e, cansado, usa uma rocha como travesseiro e adormece. Em um sonho, Jacó vê uma escada que liga a Terra ao Céu e os anjos de Deus sobem e descem por ela. A primeira coisa que o comentário judaico tradicional faz é olhar para o contexto imediato. Sonhos são um afloramento das necessidades e realidade de uma pessoa. Eles também possuem um lado profético. Então, Jacó precisa ser encorajado e seu futuro está incerto e, apesar de estar saindo da Terra Prometida, ele precisa saber se Deus ainda está com ele e continuará a protegê-lo e abençoá-lo e manterá Suas promessas feitas a Abraão e Isaque, seus ancestrais. Este é o significado principal desse sonho. Os anjos de Deus são móveis e eles sobem da Terra e descem dos Céus para servirem aos Filhos e Deus e, na verdade, toda a humanidade. Ele tem que andar (viajar) sozinho por quase 1000 milhas até Harã, que fica bem ao norte, perto da fronteira norte da Síria com a Turquia. A visão desse sonho é como uma confirmação que apesar das circunstâncias não serem boas nesse momento, Deus continuará servindo Jacó. Será que Jacó percebeu que ele havia pecado contra seu irmão Esaú ao tirar proveito de seu cansaço e fome e ter comprado o direito da primogenitura, da herança e da bênção por um prato de sopa? Eu creio que Jacó e Rebeca perceberam que o que eles haviam feito não foi certo e quando Jacó retorna à terra de Canaã, ele estava pronto para dar para Esaú dinheiro, ovelhas, cabras, camelo, ouro e prata, a fim de fazer as pazes com seu irmão.
              No entanto, a parte mais significativa do capítulo 28 de Gênesis não é o sonho em si, mas a ação resultante do sonho. Jacó percebe que ele tem que fazer algo para Deus e ele faz um acordo, se Deus cuidar de todas as suas necessidades nesta viagem até Harã, quando ele voltasse para a terra da promessa, Canaã, ele construiria naquele lugar uma casa de Deus. Para selar essa promessa, Jacó unge uma pedra e faz um memorial para comemorar o evento e a promessa. Aqui vai um resumo desse estudo:
1.       Nós recebemos de Deus! O normal quando você pede é receber – você deve demonstrar sua gratidão com uma ação recíproca.
2.       Deus se revela em sonhos e visões! A ideia que alguns protestantes têm, herdada da igreja católica, que o Espírito Santo e a revelação de Deus estão aprisionados entre as duas capas do livro (a Bíblia) não está de acordo com as próprias Escrituras e não é uma ideia válida. Deus é sempre o mesmo e Ele sempre deu sonhos e visões individuais e o texto citado por Pedro do profeta Joel afirma isso inequivocamente. Não devemos adicionar nem subtrair da revelação de Deus e não devemos julgar aqueles que dizem terem tido um sonho ou uma visão de Deus. Podemos julgar o sonho e interpretá-lo e devemos avaliar aqueles que se dizem profetas e ver se sua palavra está de acordo com os padrões da Palavra e da verdade de Deus. Mas Deus é o mesmo ontem, hoje e para sempre. Ele é sempre Fiel à sua Palavra e todas as Suas promessas se cumprirão.
Barry, nosso filho, está no hospital no Tenessee. Ontem ele fez uma longa e séria cirurgia em seu intestino. Por muitos meses ele vinha sofrendo de uma infecção crônica e precisou operar. O médico disse que foi uma cirurgia difícil e complicada. Eu sei que muitos de vocês têm orado pelo Barry por muitos meses. Agora ele está no pós-operatório e com dor e com uma infecção e eu peço a você que continue orando para que ele se recupere rapidamente e que a cirurgia tenha sido bem sucedida e que o Barry possa ter uma vida melhor e mais saudável a partir de agora. Isso é importante para nós, como família, mas também como ministros da Palavra de Deus.
Marcia e eu estamos com o Barry e a Beth no hospital e estamos orando e observando. Eu sei que a oração ajuda e que a cura vem mais rápida para aqueles que oram por outros. Eu fiquei muito feliz ao ler um artigo na revista National Geographic sobre como a fé ajuda a curar e como a fé ao redor do mundo no passado e nos dias atuais promove cura e fortalecimento. Na verdade, o paradigma bíblico é que a fé cura! Então, quando você ora por outros com fé pedindo cura e bênção, na verdade você também recebe cura e bênção.
Ore por Israel! Israel deu passos muito ousados nesses últimos dias. Israel bombardeou locais secretos de armazenamento de armas perigosas que comprometeriam o poder no Oriente Médio se chegassem às mãos do Hamas e do Hezbolá, no Líbano. Esses locais de armazenamento ficavam no coração de Damascos. Israel não podia fazer isso sem a aprovação tácita dos EUA e da Rússia. Então este é um tipo de milagre secreto e nós, como discípulos de Deus, sabemos que todas as coisas boas vêm dEle e são abençoadas por Ele e devemos continuar orando e agradecendo a Deus pedindo para Ele continuar abençoando Israel. Existem muitos desafios que os discípulos de Yeshua enfrentam em Israel, eles são espirituais, organizacionais, financeiros e o desafio que temos em formar uma nova geração de líderes. Eu peço a você que ore pelos discípulos de Yeshua em Israel. Nossa situação é bem melhor que em outros lugares, mas ainda não estamos onde gostaríamos. Eu oro por união, cooperação, compartilhamento de fardo, oração e ajuda mútua. Nós terminamos recentemente um grande projeto para abençoar o corpo do Messias em Israel. Este projeto era baseado em uma oferta de amor de quase um milhão de dólares que o Dr. Fritz May e os Cristãos por Israel deram para três diferentes líderes locais. Nós três temos diferentes ministérios e viemos de contextos tão diferentes e tivemos que aprender a trabalharmos juntos para distribuir esse dinheiro e os frutos de seu rendimento no curso de 10 anos. Foi uma bênção que ajudou unir irmãos de diferentes ministérios e contextos teológicos. Eu oro para que outras organizações cristãs possam olhar para o quadro inteiro e possam trabalhar para trazer mais unidade e cooperação entre ministérios judaicos e árabes na terra de Israel. Por favor, ore pela unidade e cooperação dos discípulos de Yeshua nesta terra.
Ore pela minha saúde e da Marcia também e para termos energia e histamina para continuarmos trabalhando para o Reino de Deus em Israel e ao redor do mundo.
Devemos continuar orando pela Rádio Kol Ha Yeshua, para que possamos continuar transmitindo as Boas Novas em hebraico e em russo para todo o Oriente Médio.
Que o Senhor te abençoe e te dê a paz neste Shabat e que Ele possa te conduzir em Suas promessas e bênçãos e te dar a oportunidade de abençoar outros ao seu redor.
Que Deus abençoe os Estados Unidos enquanto este país ora e se prepara para receber um novo presidente. Ore para que esse novo presidente seja sábio e gentil e uma bênção para as pessoas nos EUA e também no mundo e especialmente que ele se coloque a favor de Israel e abençoe Israel como prometeu que faria.

Joseph Shulam