segunda-feira, 6 de fevereiro de 2017

Lista de Oração de Jerusalém – 2 de fevereiro de 2017


              Os israelitas estão deixando o Egito na leitura da Torá desta semana. A leitura é de Êxodo 10:1-13:16 – parashá Bô. Eu acho que esta leitura de Êxodo é provavelmente uma das leituras mais importantes da Palavra de Deus que descreve todo o conceito de SALVAÇÃO.
              Alguns elementos básicos do êxodo são:
1.       As pessoas são oprimidas e mal tratadas pelo grande poder do mundo.
2.       Existe uma discriminação racial e uma injustiça contra as pessoas.
3.       O mais forte tira vantagem do mais fraco e abusa de seus direitos civis por causa da sua vulnerabilidade.
4.       Quando o povo sofredor se queixa e clama por justiça, as coisas pioram e uma mão ainda mais pesada é usada para reprimir o povo sofredor.
5.       O povo que sofre clama a Deus por ajuda. Deus é o único refúgio e esperança de mudança de sua condição para melhor.
6.       Deus preparou um salvador com pelo menos 40 anos de antecedência.
7.       O salvador é ativado por um profundo senso de justiça e retidão que está profundamente enraizado em sua consciência, provavelmente pelo leite de sua mãe e por valores do império, que não é praticado pelos seus governantes. (Uma hipocrisia nacional).
8.       O salvador quer e tenta ajudar o povo sofredor, mas é rejeitado por eles e traído.
9.       As condições da nação sofredora vão de mal a pior. Eles continuam a clamar a Deus por socorro.
10.   O salvador está num exílio servindo um sacerdote pagão e sua família.
11.   Deus desperta o salvador com uma chamada dramática, com uma sarça ardente e uma reedição da missão para salvar as pessoas da injustiça e da escravidão.
12.   Deus provê o salvador com as ferramentas que são necessárias para cumprir sua missão com sucesso. O sucesso da missão não tem lógica nenhuma e vai contra todas as possibilidades.
13.   O salvador aceita a missão e as ferramentas fornecidas por Deus e volta para o Egito com uma atitude positiva – vou salvar a nação sofredora da escravidão e da injustiça social.
14.   Ele é novamente rejeitado pelo próprio povo a quem ele fora enviado para salvar.
15.   Deus demonstra através de poder, sinais, maravilhas e pragas que apenas Ele está no controle da natureza e dos políticos. Condes, príncipes, reis e presidentes, estão todos são reconhecidos por Deus por quem eles são e o que eles são e quando Deus está pronto, todos caem em seus rostos e imploram por misericórdia.
16.   Deus testa a determinação e a fé do povo oprimido pedindo a eles que façam algo estranho e ilógico. O teste que Deus dá à nação sofredora é a exigência que eles coloquem suas ideias do que é certo e que deveria acontecer sob SUA MENTE e SUA LÓGICA. Eles são ordenados a oferecer um cordeiro para sacrifício e a passar o sangue desse cordeiro nos umbrais de suas portas. Este simples ato era sem sentido e ilógico, mas era um teste e um ato profético que testaria a determinação do povo e demonstraria sua vontade de ser salvo e sair do Egito.
17.   As pessoas que obedecem aos comandos bobos de Deus e passam o sangue do cordeiro em suas portas são ordenadas a arrumar seus pertences e comer a carne do cordeiro assado no fogo e tomar os pães sem fermento, que foram feitos às pressas. Eles também deveriam ir e pedir ouro, prata e riqueza de seus antigos chefes de serviço e da nobreza egípcia, que construíram sua riqueza na dor e sofrimento dos escravos.
18.   As pragas atingem todas as casas do império egípcio e agora eles estão dispostos a deixar o povo de Deus partir, porque eles entenderam que não adianta usar seu poder de forma errada para enriquecer a si próprios através do sofrimento do outro. Ninguém consegue construir sua felicidade fazendo o outro sofrer.
19.   Os israelitas finalmente deixaram o Egito com o braço estendido e com as riquezas do Egito.
20.   A demonstração final do poder de Deus e a necessidade de ter fé em Deus e marchar de acordo com Seu direcionamento é a travessia do Mar Vermelho em terra seca.
Para nossa tristeza e de acordo com a continuação da Bíblia, esta lição não dura mais que uma geração e as rodas da história continuam girando e nós, como nação e seres humanos, precisamos reaprender essas lições repetidamente, até que o salvador definitivo venha e ponha um fim a este ciclo e a esta terra como a conhecemos.
Todos os anos, ler este texto de Êxodo é uma inspiração para mim. Eu me pergunto: será que esse ciclo será quebrado? O Salvador que Deus preparou para esta tarefa ainda está servindo como um pobre pastor ao sacerdote gentio pagão, no exílio, longe da terra prometida dada aos seus patriarcas, Abraão, Isaque e Jacó. Nas palavras da estória do Talmud: “O Messias está às portas de Roma, sentado entre os pobres, doentes e miseráveis. Como eles, ele troca os curativos de suas feridas, mas faz isso uma ferida de cada vez, a fim de estar pronto a qualquer momento.”
Esta é a razão, queridos irmãos e irmãs, pela qual Yeshua é a nossa Páscoa. Toda a cerimônia de Páscoa é precursora da salvação final da humanidade em Yeshua, filho de Davi, filho de Abraão.
Meu filho Barry recebeu ontem o sinal verde para voltar ao trabalho. A ferida cirúrgica em seu abdômen ainda não fechou completamente, mas o Barry e os médicos estão satisfeitos com o processo. Somos muito gratos a todas as orações pela saúde do Barry. Por favor, continuem orando pela saúde dele e pelo sucesso total da cirurgia e por sua cura.
              Agora o desafio maior é minha filha Danah. Ela tem seguido fielmente sua caminhada com o Senhor e tem criado nossa neta sozinha. Estamos orando por um avanço nas vidas de Danah e Noam. Estamos orando para que o bom Deus abra as portas de possibilidades que apenas Ele, o Todo Poderoso, pode abrir para qualquer um.
              Por favor, continuem orando pelos Estados Unidos e por Israel e pelo relacionamento e promessas feitas pelo presidente dos Estados Unidos para Israel.
              O Irã lançou um míssil ICBM que é capaz de alcançar quase 4000 quilômetros. Isso significa que o Irã consegue atingir Israel – todo o Israel. O Irã consegue alcançar também quase todas as capitais da Europa e se eles instalarem esses mísseis em submarinos, eles conseguiriam alcançar todas as cidades da costa dos Estados Unidos. Esses mísseis ICBM podem carregar ogivas nucleares. Um país que diz que está interessado em poder nuclear apenas para uso pacífico e não militar – por que o Irã precisa de mísseis de longo alcance? O primeiro-ministro de Israel falou no Conselho de Segurança da ONU, em Nova Iorque, e advertiu que o Irã não está falando a verdade nessas negociações organizadas pelo Obama. Netanyahu disse que o Irã não irá interromper seu desenvolvimento de armas nucleares. Os árabes e os muçulmanos têm a filosofia de que – se avançar, mesmo que seja um pequeno passo de cada vez, um salame pode ser totalmente devorado, pedaço por pedaço. É chamado o método do salame. Em Israel, temos visto este método ser usado por 70 anos. Se eles conseguirem avançar um pequeno passo, isso os levará para mais perto de seus objetivos. Assim, eles estão dispostos a fazer acordos como o de Oslo, que não dá a eles tudo o que querem, mas os faz chegar mais perto da próxima fatia do salame.
              Por favor, orem para que o novo presidente dos Estados Unidos seja sábio suficiente para entender com quem ele está lidando e receba sabedoria e coragem para manter suas promessas e mudar a embaixada americana para Jerusalém.
              Israel ontem deu um passo muito ousado no assentamento em Samaria. As pessoas foram retiradas de suas casas e todas as moradias foram destruídas. A razão para isso é que esse assentamento foi construído em uma propriedade privada de árabes/palestinos. Israel, com a aprovação de Benjamin Netanyahu, desapropriou totalmente muitas famílias com crianças. Os árabes/palestinos reclamam sobre a construção de assentamentos e a ONU chama esses assentamentos de ilegais, mas não existe país com um sistema judiciário como o de Israel, que luta pela justiça sempre. Por favor, orem por Israel e pelo nosso sistema judiciário, para que permaneça vigilante e busque a verdade e a justiça.
              Orem pela rádio Kol Ha Yeshua. Queremos melhorar e fortalecer nosso alcance através dos meios de comunicação. Estamos à procura de um jovem que tenha conhecimento e queira trabalhar com meios de comunicação para levar as Boas Novas para Israel na língua hebraica.
              Orem pelo Congresso do Ministério Ensinando de Sião, no Brasil, durante o período do carnaval. Irmãos e irmãs de todos os lugares do Brasil, muitos da América do Sul e dos Estados Unidos e até uma grande delegação da China estão vindo para participar este ano. O tema será “Continuando a Comunidade de Atos”. É um congresso clássico sobre a restauracao da igreja e suas implicações para os dias de hoje. Precisamos de suas orações para o sucesso e impacto desse congresso neste ano. Eles precisam de nossas orações e suporte e todos nós queremos que seja um evento de sucesso que trará glória a Deus e inspirará irmãos e irmãs.
              Marcia, Yuda e eu faremos primeiro uma parada na cidade de Vitória, no Espírito Santo, no Brasil. Iremos dedicar uma congregação naquela cidade. A primeira congregação que ajudamos a estabelecer naquela cidade não prosperou por causa da liderança de uma mulher que usou o engano e a manipulação de pessoas. Agora estamos levando um rolo da Torá como presente para essa nova congregação chamada “Graça e Verdade” e é liderada por um querido irmão, o qual tive o privilégio de batizar há 19 anos, quando ele ainda era um estudante. Por favor, orem pela liderança desta nova congregação: Francisco, José Maria e suas famílias. Esses homens têm emprego e família. O suporte de oração é de extrema importância para se ter o apoio divino e o sucesso dessa nova congregação. Eles estão começando com 70 adultos e algumas crianças. Mantenha a Congregação Graça e Verdade em suas orações!
              Eu gostaria de pedir oração por alguns amigos que precisam da bênção do Senhor em seus trabalhos: Chung e irmã Lee. Tenho uma preocupação especial com nosso querido irmão Goh e sua família, pela irmã Christy, irmã Laurel e pelo irmão Michael Kenzevic, Daniel L. e sua empresa. Estes são os irmãos que têm alguma necessidade em seus trabalhos e Deus é gracioso para abençoar e ajudar aqueles que se preocupam em abençoar os outros.
              Por favor, não se esqueçam de orar especialmente pelos nossos irmãos em Murfreesboro. Orem pelos nossos queridos irmãos Bobby e Emet, Joe M. e Gloria D.. Esses são irmãos preciosos estão batalhando contra sérios problemas de saúde e precisamos orar por eles.
              Não se esqueçam de nossa querida irmã Ruby e pelos meus melhores professores, Dr. John McRay e George Howard.
              Continuem orando pelo Gary e pelo filho de Nancy e Don, Aharon, que está melhor, mas ainda tem um tumor no cérebro. Continuem orando por ele, por favor! Yuri Marianenko, um membro de nossa congregação em Jerusalém, está lutando contra um câncer de próstata. Nossos queridos irmãos e irmãs idosos precisam das suas orações: :  Ahuvah Ben Meir, David Stern, Marcia Shulam, Sarit, Miriam, Ilana e Leah. Orem também por nossa querida irmã Lydia – peçam a Deus para encorajá-la e fortalecê-la.  
              Orem pelos queridos irmãos e irmãs Clara, Paulo, Naomi, Tim Tucker, Anna, Anne-Mirijami, Satu-Maria, Anna-Majia, Sinni Tuuli, Erki e Sirpa, Evelina, Eva H., nossa querida irmã Liz J., na Georgia, e Horace e June, pais da Marcia.
              Oramos especialmente pelos pais de Marcelo Guimarães, em Belo Horizonte. Oramos pelos seguintes irmãos e irmãs: Pastor Curita, em Tóquio, Toru San, e o marido de Yumi, Sadako San, Shoko San, Takeo Sensei e Tomoko San, todos nos Japão.
              Orem pela vitória sobre o terrorismo ao redor do mundo. A fonte de todas essas atividades terroristas em todo o mundo é conhecida e é apenas uma.
              Que o Senhor tenha misericórdia de nosso mundo! Precisamos aprender a usar nossas armas de batalha espiritual e lamento dizer que não estamos treinando nossos irmãos e irmãs para que pelo menos conheçam o significado real desses instrumentos de guerra e aprendam a usá-los efetivamente.
              Orem pela saúde da Marcia e para que a viagem ao Brasil e Argentina neste fevereiro seja bem sucedida.
              Por favor, continuem orando e ajudando os pobres e famintos de Jerusalém, a rádio Kol Ha Yeshua, a publicação da revista “Teaching from Zion”, os livros, e o ministério de ensino ao redor do mundo. Orem por nossos irmãos e irmãs na Finlândia, especialmente por Keijo e Salme, por força e saúde. Orem também por David e Tuuli e sua família, especialmente seus filhos. Para que Deus dê a David e Tuuli sabedoria dos céus e muitas portas abertas por onde eles possam passar.
              Joseph Shulam